top of page

Aplicativo ajuda caminhoneiros a saber nível de chuva das cidades

O nível de chuva pode causar sérios problemas em localidades e estradas. Alagamento e deslizamento de terra são alguns deles. Mas agora os motoristas podem descobrir dados sobre as cidades por onde vão passar.

O “Hidroweb”, aplicativo gratuito criado pela Agência Nacional de Águas (ANA), traz dados de chuvas, o nível e vazão dos rios de norte a sul do Brasil. As informações são coletadas em mais de 3.000 estações hidrometeorológicas gerenciadas pela ANA.

“Todo cidadão pode ver quanto choveu e o nível dos rios em suas cidades ou quando for viajar. Os dados são atualizados de hora em hora. A população poderá conferir os locais para passar ou não”, explica o coordenador de dados e informações Hidrometeorológicas da ANA, Walszon Lopes.

Como funciona o aplicativo?

O Hidroweb permite buscar por nome da estação, rio ou município onde se encontra. Ao encontrá-las, o usuário pode marcá-las como favoritas e visualizar os dados de interesse sem precisar realizar novas buscas. Outra função do Hidroweb Mobile é a disponibilização de vídeos sobre o monitoramento hidrometeorológico.

Você pode baixar o aplicativo nos links abaixo:

Além disso, também é possível fazer a verificação dos níveis de chuva direto do computador pelo site oficial do Hidroweb.

Bom para o setor de transportes

De acordo com o coordenador, o fato de os celulares terem se popularizado no Brasil ajudou a implantar a ideia, levando a informação de um jeito mais prático e democrático para cada cidadão. Lopes destaca a utilidade do aplicativo para o setor de transportes.

“Para o setor de transporte, é possível ver as condições das rodovias que são margeadas por rios, principalmente aquelas que não são pavimentadas e podem ser interditadas por causa das chuvas. Com o aplicativo, a empresa ou o motorista podem evitar a viagem ou local”, conclui.

É possível buscar informações pelo nome da estação, nome do rui ou município por onde o motorista vai passar. É possível até mesmo marcar estas estações como favoritas, caso o condutor passe constantemente por ali, para poder ter acesso mais fácil depois.

16 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page