top of page

Armazenagem: conheça qual é a ideal para sua empresa

Atualizado: 12 de jan.

A armazenagem representa um dos processos mais importantes para a logística. Aqui na GH Transporte, contamos com um um galpão logístico de 7.000m² que oferece alta tecnologia, excelente organização e gerenciamento na operação.

Por isso, é fundamental entender a relevância dessa atividade e conhecer os diversos tipos de armazenagem.

A importância da armazenagem na logística.

Além de um local para estocar produtos, os armazéns se tornaram um setor para customização das atividades, aumentando a consistência e lucratividade das empresas. Isso devido ao controle na logística que envolve a proteção de materiais, controle de entrada, saída e estoque, distribuição, controle de demanda e até capacidade de produção.

O armazém conta com equipamentos específicos que permitem regular o fluxo de entrada e saída do estoque de mercadorias. Depois de armazenados, os itens são selecionados, separados e carregados no meio de transporte adequado. Então, são levados para um centro de distribuição, para outra empresa ou até para o cliente final.

Os armazéns podem ser classificados como:

1 – Produtos Específicos

Existem armazéns que são específicos para o produto que você pretende estocar. Pode ser um armazém de bobinas, produtos inflamáveis. Ou, então, perfis, materiais de pequenas dimensões, cartuchos e produtos perecíveis.

2 – Estrutura dos armazéns

Existem armazéns ao ar livre, em galpões, porões, silos ou depósitos, que podem contar também com câmaras frigoríficas. Essas diferentes características da estrutura podem servir igualmente como critério de classificação. As instalações ainda podem ser em grupos conforme o tipo e o fluxo dos produtos. Ou seja, matérias-primas, componentes ou produtos que faltam. Ou produtos prontos, armazéns intermediários, de depósito, para distribuição etc.

Como escolher um armazém?

É necessário considerar alguns aspectos importantes para escolher a armazenagem.

Localização

É muito importante que o armazém tenha acesso rápido às vias que conduzirão o produto. Além disso, acesso facilitado para entrada e saída dos caminhões e carros que farão as entregas na etapa de distribuição.

Estruturas Físicas

Primeiro é necessário pensar em qual tipo de material será armazenado, tamanho, volume e cuidados necessários com a mercadoria. As estruturas físicas que recebem os produtos variam de acordo com o que a empresa precisa guardar nos armazéns.

Terceirizar é a escolha mais viável

Manter um armazém próprio geralmente é a opção mais cara e avaliar o custo é imprescindível. É por isso que cada vez mais os empresários estão optando pela terceirização da armazenagem.

Espaço

Esta escolha varia de acordo com a demanda de cada empresa. É fundamental encontrar um armazém na medida adequada, evitando custos excessivos e facilitando a gestão logística.

A GH Transporte conta com um galpão de 7.000m² e mais de 16 anos de experiência em todos os processos que envolve um armazém

Quer solicitar um orçamento para o seu negócio? Fale conosco!

Para entender como funciona o processo de armazenagem, continue a leitura!

#armazenagem

31 visualizações0 comentário
bottom of page