top of page

Como funciona a gestão de operações logísticas?



Todas as empresas, em qualquer setor, têm um objetivo em comum: ter sucesso e expandir seus negócios dentro da sua área de atuação. Analisando as empresas que obtêm maior sucesso podemos perceber algumas práticas regulares que elas partilham. Uma das principais é a organização e a gestão de operações logísticas.

Esse crescimento ordenado é importante pois faz com que as empresas consigam crescer de forma mais saudável, pois a padronização das operações facilita processos. Isso significa que, na hora de criar o processo operacional logístico, é preciso planejamento, organização e, principalmente, entender quais práticas são benéficas para desenvolver o sistema que se quer empregar.

Por isso, trouxemos, nesse texto, algumas dicas para a gestão das operações logísticas na sua empresa. Confira!

Como criar uma gestão de operações logísticas eficiente


Para traçar as metas e criar uma operação logística organizada e eficiente é preciso entender quais são os objetivos da sua empresa. Antes de mais nada, é importante lembrar que as operações logísticas atuam em duas áreas principais: controle de entrega de produtos e utilização consciente de recursos.

Pensando nisso, é possível elencar alguns pontos importantes que ajudarão a orientar suas operações: distribuição dos produtos com qualidade e na quantidade correta, tempo e capital investidos, evitar o desperdício de produtos, preservação do meio ambiente, uso correto da mão de obra disponível, entre outros.

Ou seja, para uma gestão eficiente, é preciso pensar na mercadoria, transporte, prazos de entrega e disponibilidade de pessoal. A partir dessas análises fica mais fácil entender onde é melhor despender recursos e tempo.

Processo de operações logísticas

É possível destacar três processos principais: armazenagem de produtos, controle de estoque e gerenciamento de transportes. Por isso vamos entender cada um deles.

Armazenagem - nessa etapa existem três formas principais de atuação. Você pode ser o responsável por armazenar o produto, você pode contratar uma empresa terceirizada para cuidar dessa armazenagem (nesse caso o operador logístico ficará encarregado de estocar e distribuir a mercadoria) ou você pode optar pela opção de dropshipping (recomendado principalmente para e-commerce).

Controle de estoque - Essa é uma etapa extremamente importante para o seu processo logístico, pois um controle de estoque apropriado te ajuda a detectar falta ou excesso de produtos, entre outros benefícios. Para o controle de estoque também é possível contar com uma empresa parceira que fará toda a operação logística, sendo a responsável pela compra e reposição das mercadorias.

Gerenciamento de transportes - Nesse caso, ao optar por terceirizar esse serviço você contará com uma empresa especializada em planejar rotas, rastrear veículos, controle de custos operacionais e acostumada a resolver imprevistos.

A GH Transporte e Logística possui uma equipe especializada para viabilizar jornadas eficientes para a sua mercadoria. Trazemos soluções logísticas completas e oferecemos como vantagens: planejamento, mapeamento de despesas e de pedidos, redução de custos, integração de estratégias e estruturação do seu processo logístico.

Entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar.


131 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page