O serviço de cross docking acelera o fluxo de mercadorias, reduz os custos por condensar cargas e, idealmente, dispensa armazenagem. Esse serviço é oferecido pela GH Transporte e Logística como alternativa para os clientes que desejam otimizar custos logísticos e agilizar o processo de entrega de container evitando custos. Ao realizar o serviço com a GH, o cliente recebe todas as informações da sua carga e ela é devidamente conferida e adequada às necessidades do cliente final. Dessa forma, todos os possíveis problemas com produtos vindos da origem serão identificados ainda no processo de cross docking, evitando desconforto com cliente final e até mesmo custos com retorno de mercadorias.
Existem três tipos mais comuns de cross docking nas empresas.
1. Movimentação contínua:
mercadorias são recebidas pelo fornecedor e despachadas o quanto antes. É a forma tradicional, que visa evitar o acúmulo de itens em estoque.
2. Movimentação consolidada ou híbrida:
as mercadorias são recebidas e separadas. Parte delas pode ser entregue ao cliente final e outra parte pode ser encaminhada ao estoque para combinação com outros produtos que formarão pedidos completos.
O propósito também pode ser apenas o de mesclar o estoque dedicado com o cross docking para ter a liberdade de armazenar na sua empresa apenas os produtos com venda rápida ou baixo valor agregado (que tenham menos custo de armazenamento), enquanto os produtos mais caros ou de baixo giro (que tem mais custos), fazem parte do sistema.
3. Movimento de distribuição:
os produtos são recebidos e separados para distribuição em cargas FTL (Full Truckload) para os clientes. Geralmente utilizada para o setor B2B.
O atual ambiente de negócios exige operações logísticas mais rápidas e de menor custo, capazes de suportar estratégias de marketing, gerenciar redes de fornecedores e clientes, e viabilizar práticas como Just-In-time. Por isso, para consolidar essas vantagens em sua empresa, entre em contato com a GH e disponha de mais esse serviço exclusivo.