top of page

GH conquista a ISO 45001

Atualizado: 12 de jan. de 2023

Com foco em logística com preservação ao meio ambiente, a GH conquista a ISO 45001 por se preocupar com todos os processos de transporte de forma consciente. Com foco no contexto organizacional, a norma exige que a empresa leve em conta o que seus colaboradores esperam dela em termos de gestão da saúde e segurança ocupacional. O que vai de frente com a missão da GH Transporte e Logística de inovar sua gestão, tecnologia de ponta e alto rendimento da operacionalização dos serviços prestados.

O que significa a ISO 45001?

A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), que tem como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). A consulta para obter essa certificação consiste em fornecer informações pontuais que mostram o que seus colaboradores e representantes precisam ser indagados antes que a organização tome uma decisão sobre seus desafios. A empresa deve ainda incentivar sua equipe a comunicar situações perigosas, para que seja possível adotar medidas preventivas e ações corretivas. Os colaboradores devem ter liberdade de comunicar e sugerir áreas de melhorias sem medo de demissão, ação disciplinar ou represálias semelhantes através de uma gestão humanizada.

Qual a importância dessa norma?

A partir do momento que a GH conquista a ISO 45001, percebe-se um comprometimento com a saúde dos seus colaboradores. Isso porque a norma foi desenvolvida baseada em dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estimou que cerca de 2,3 milhões de pessoas morrem todos os anos de doenças e acidentes de trabalho. Segundo a própria ISO 45001, cada organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos colaboradores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade vai além de ações de segurança e inclui promover e proteger também a saúde mental. O objetivo é prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Prevenção deve ser prioridade

Para garantir um ambiente seguro e saudável, a prevenção de problemas é uma prioridade na GH Transporte e Logística. Essa certificação reforça a importância dessas ações preventivas, e reafirma que um sistema de gestão de SSO pode ser mais efetivo e eficiente para que os gestores possam tomar medidas antecipadas durante a abordagem de riscos e oportunidades. Desta forma é possível evitar alguma situação não desejada pela empresa e que exponha os colaboradores a riscos à sua saúde e integridade. A escolha em implantar um Sistema de Gestão de SSO é uma decisão estratégica e operacional. Seu sucesso está diretamente relacionado ao comprometimento da liderança e participação de todos os níveis e funções da empresa.

Comprometimento com equipe e clientes

Para todos que fazem parte da empresa, quando a GH Transporte e Logística conquista a ISO 45001 é uma vitória coletiva. Isso porque para uma organização obter essa conquista, ela precisa passar por uma auditoria de certificação. Este processo é reconhecido internacionalmente e coroa as ações de gestão com foco na saúde da equipe como um todo.

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page