Novembro Azul é o mês dedicado especialmente à conscientização e combate ao câncer de próstata, doença mais frequente entre os homens. Mesmo a prevenção sendo importante durante todo o ano, por conta do dia 17/11, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, novembro o foi o mês escolhido para representar essa campanha. Conheça, a seguir, mais sobre a doença e como ajudar pacientes diagnosticados.
A GH Transporte incentiva todos os nossos colaboradores, todos os dias e não apenas no mês da campanha, a fazerem os exames e estarem com sua saúde em dia, pois apenas com um diagnóstico precoce da doença as chances de viver uma vida tranquila serão altas.Como disse nosso Diretor Comercial, José Roberto:
“Não basta você se prevenir do câncer de próstata só em novembro. Tem que se prevenir constantemente, todo mês como é o câncer de mama, como é a conscientização de trânsito, que tem que ser diária, não é nem mensal, é diária”.

Câncer de próstata
Para o diagnóstico da doença, podem ser realizados dois exames iniciais: o exame de sangue, feito por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque retal. Juntos, esses dois exames podem trazer uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce.
Os sintomas principais da doença são:
– Dor óssea;
– Dores ao urinar;
– Vontade de urinar com frequência;
– Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Tratamentos da doença
Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem fatores, devem se consultar com um urologista para saber mais sobre o exame de toque retal, que permite avaliar alterações da glândula.
O tratamento da doença será definido por meio de alguns pontos como o estado de saúde do paciente, a localização e a extensão exata do câncer e a expectativa de vida. As principais opções de tratamento, dependendo do estágio da doença, são: conduta expectante, cirurgia, radioterapia, criocirurgia, hormonioterapia quimioterapia, vacinas e terapia alvo.

Como ajudar um paciente?
As melhores maneiras de ajudar um paciente diagnosticado com câncer é estar ao seu lado, presente no dia a dia, sabendo ouvir. Por ser um momento doloroso, é necessário estar aberto para conversar sobre assuntos variados para que a pessoa possa se distrair e pensar menos no que ela está passando. Acompanhá-la em viagens, passeios e confraternizações também são ótimas maneiras de demonstrar apoio e solidariedade.
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Biologia Net