top of page

O que você deve saber antes de contratar uma transportadora

Para que suas cargas sejam transportadas com total segurança e eficiência, é preciso ficar atento a alguns detalhes na hora de contratar uma empresa de transportes.

A primeira coisa é saber se ela tem todas as certificações e licenças para realizar a operação. Cada tipo de carga transportada demanda veículos específicos, formas de armazenamento, tempo para conclusão de transporte e manuseios corretos. Não gerenciar corretamente esses quesitos pode resultar em danos à carga e multas, caso a documentação necessária também não esteja em dia. Certificações como a Sassmaq e ISO 9001, por exemplo, estabelecem normas relacionadas à qualidade dos processos e comprovam que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz em todos os aspectos.

Outro ponto a ser analisado é a frota utilizada pela transportadora. De acordo com pesquisas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), caminhões velhos elevam os custos do frete, pois são mais poluentes, menos produtivos e consomem mais combustível do que os novos. Frotas modernas e equipadas com sistemas de segurança permitem controlar os riscos envolvidos nas operações de transporte e proporcionar informações precisas e de qualidade. Essa gestão de riscos nas operações logísticas monitoradas proporciona um transporte seguro e eficiente durante todo o trajeto.

Seguros disponibilizados pelas transportadoras são outro diferencial a ser observado. Existem seguros de responsabilidade civil (RCT-RC), para roubo e desaparecimento de carga (RC-DC), adicional para avarias, ambiental, impostos suspensos entre outros. É importante ressaltar que não há milagres de preços e serviços do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC): todos os serviços são passíveis de tributação, seguro e responsabilidade.

Por isso a importância de buscar empresas responsáveis. Ao contratar uma transportadora veja ainda se ela possui apólice de seguro, se faz auditorias periódicas, se cumpre a legislação trabalhista e as leis de terceirização e contratação regulamentadas pela ANTT e se está em dia com todas as suas obrigações fiscais.

Se ficar atento a todas essas questões, terá a segurança de que está contratando uma empresa capacitada e responsável para transportar sua carga, o que garantirá a excelência do serviço e com certeza evitará dores de cabeça futuramente.

Quer saber mais sobre nossa empresa e conhecer nossos serviços? Entre em contato conosco ou acesse nosso site www.ghtransporte.com.br

11 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page