top of page

Os 5 maiores desafios da logística

Atualizado: 12 de jan. de 2023



Um dos maiores desafios para quem precisa realizar transporte de cargas é encontrar um bom parceiro logístico, que proporcione uma excelente gestão de negócios e otimização de processos.


O último ano tem sido desafiador, com grandes mudanças na atividade de transporte, acarretando em grandes impactos nos resultados. Por isso, é ideal identificar os desafios enfrentados pela logística e desenvolver formas de diminuir os riscos e obter melhores resultados para a empresa.


Continue a leitura para entender os desafios no transporte de cargas e ainda conheça as dicas da GH para obter melhores resultados na logística.


Infraestrutura das estradas


De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o transporte de cargas fica concentrado em 60% no modal rodoviário. O que sujeita as empresas a lidar com os custos da falta de conservação da malha viária. O excesso de veículos provoca congestionamentos nas vias, resultando em deficiência nos processos de entrega de mercadorias. Ao limitar o raio de entrega é possível evitar trafegar por vias esburacadas e sem asfalto.


Escassez de mão de obra


Hoje, existe uma escassez de mão de obra qualificada. Apesar de existirem cursos superiores especializados, não são todas as empresas que investem em capacitar seus profissionais. É por isso que, ao terceirizar o transporte de cargas, é fundamental contratar uma empresa especializada que tenha infraestrutura e cobertura necessária para atender suas operações.


Falta de segurança


Uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) mostrou que em 2019 as perdas decorrentes do roubo de cargas somaram cerca de R$1,40 bilhão. Existem quadrilhas especializadas que causam danos e colocam em risco a vida de profissionais. Uma das alternativas é contratar uma empresa que tenha monitoramento em seus veículos, onde são instalados sistemas de rastreamento no interior do veículo e transmitem um sinal de GPS sobre a sua localização. A função permite acompanhar a sua localização em tempo real e ainda é possível instalar recursos adicionais, como botão de pânico, mecanismo corta combustível e travamento das portas e compartimento de carga.


Instabilidade no preço dos combustíveis


A gasolina acumula um aumento de 73% em 2021, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Esses constantes reajustes nos preços dos combustíveis também impactam nos custos e processos de logística no Brasil. Este é mais um desafio enfrentado por quem precisa transportar cargas e contar com uma empresa especializada em gestão é fundamental.


Frete defasado


Lidar com fretes é um desafio constante da logística. O Brasil enfrenta uma grave crise econômica que vem defasando o frete, obrigando as empresas a trabalhar com valores ainda mais baixos do que o normal. Equilibrar os custos e garantir que o processo não afete negativamente são questões provocadas pelo preço do frete.


A pandemia da Covid-19 é um dos fortes agravantes das dificuldades enfrentadas desde o ano passado. As empresas de logística estão desempenhando um papel estratégico e essencial para que o transporte continue a funcionar.


Dicas da GH para melhores resultados na logística


Localização estratégica e eficiência operacional


Contar com uma empresa que esteja estrategicamente localizada é uma das vantagens de terceirizar o transporte de cargas. Situada no litoral norte catarinense em uma região estratégica, a GH está na margem do Itajaí-açu, onde se encontra o Porto de Itajaí, um dos maiores complexos portuários do país. Ainda integra um eixo de conexão com as principais rodovias e aeroportos do Brasil. Devido à sua localização estratégica, a GH favorece a logística de todos os tipos de negócio.


Isso influencia diretamente na eficiência operacional no setor logístico. Uma estratégia bem formulada garante os melhores desempenhos e aumenta a margem de lucratividade.


Redução de custos


Numa empresa de logística é essencial manter o equilíbrio financeiro para evitar qualquer imprevisto. Principalmente num cenário onde o peso da carga tributária incide sobre os serviços de frete e que, como consequência, encarece a comercialização de produtos.


Terceirizar o transporte


Encontrar um bom fornecedor no transporte logístico garantirá que a carga chegue segura ao destino. Além dos benefícios conhecidos por quem já terceiriza: economia nos recursos e aumento da produtividade:


– Menos incomodações com questões burocráticas no processo de entrega;

– Monitoramento em tempo real da entrega da carga;

– Aumento da flexibilidade na entrega;

– Economia nos custos operacionais;

– Maior credibilidade por cumprir prazos de entrega.


Tecnologia na armazenagem


A armazenagem é uma das etapas que são imprescindíveis e que desempenham um papel estratégico. A GH conta com um galpão logístico de 7.000m², alta tecnologia, oferecendo excelente organização e gerenciamento na operação logística. O nível de eficiência obtido com a gestão de armazenagem é uma vantagem estratégica aliada à organização e localização. Entenda como funciona o processo de armazenagem da GH.


61 visualizações0 comentário
bottom of page