top of page

Seguro de avaria: entenda os impactos dessa proteção para sua carga

Quando se planeja uma operação de transporte, a ideia é sempre traçar as melhores rotas, com as melhores condições de estrada, para que tudo corra conforme organizado. Porém, imprevistos podem acontecer na estrada, como estamos acostumados a ver nas notícias: caminhões que tombam por algum motivo e tem avaria ou saque da carga.

É aqui que entra a importância do que chamamos seguro de avaria. Ele dá cobertura das avarias ocorridas na estrada por motivos terceiros que não o veículo transportador, sem que haja acidente de trânsito. Por exemplo, como falamos antes, quando um caminhão tomba pelo deslocamento da carga depois de uma freada brusca para evitar um acidente ou numa curva fechada. 

O que é o seguro de avaria?

Não é propriamente um “seguro” em si, individual, mas sim cláusulas que fazem parte da apólice de RCTR-C (Acidentes), o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga. Mas quais são, de fato, as coberturas desta apólice? Confira:

– Cobertura básica

É o conjunto de coberturas que são contratadas e são comuns em todas as apólices. Não há cobertura de avarias. Geralmente entram na cobertura básica acidentes em que o veículo sofre danos, entrando a carga nessa cobertura integral.

– Cobertura adicional

São coberturas contratadas a mais, geralmente de acordo com a necessidade de cada operação, incluindo aqui a cobertura de avarias. Isso porque, como falamos anteriormente, se o veículo não sofre danos, apenas a carga, então isto é considerado avaria da carga. Por isso a importância de contratar este tipo de cobertura.

– Cláusula específica

As cláusulas específicas são coberturas que asseguram cargas diferenciadas como, por exemplo, o transporte de animais vivos, entre outros. 

Quais avarias são cobertas?

Na hora de contratar a cobertura de avarias, é sempre importante verificar todos os pontos cobertos, pois pode variar entre cada seguradora. Geralmente, a cobertura adicional de avarias cobrirá:

– Quebra

– Derrame

– Vazamento

– Arranhadura

– Amolgamento

– Amassamento

– Queda da Mercadoria do Veículo Transportador

– Molhadura por Água Doce ou de Chuva

– Oxidação ou Ferrugem

– Mancha de Rótulo

– Contaminação ou Contato com Outras Mercadorias

Como visto, é de essencial importância ter essa segurança na hora de movimentar suas mercadorias. A GH Transporte e Logística conta com esse serviço e oferece para todos os clientes, que já contam com transporte excelente, porém preferem prevenir-se de qualquer imprevisto. Quer saber mais informações? Fale com a gente pelo WhatsApp: 47 3045-1700 ou clique aqui.

Fonte: Insert

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page