top of page

Seguro nas operações logísticas

O seguro de transporte de cargas é uma proteção complementar para suas cargas e tem se tornado indispensável para proteger seus produtos e sua empresa de possíveis danos e perdas durante a operação logística. A GH possui seguro para todos os riscos que envolvem uma operação logística.

O seguro de cargas é coberto pelo Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C), sendo um recurso definido em apólice por lei. Porém, o RCTR-C não cobre pequenas avarias e molhaduras sem que haja um acidente ou tombamento. Por isso, dentro do RCTR-C existe outra cláusula que possui cobertura para impostos suspensos, em caso de mercadorias que são transportadas em regime aduaneiro. Em casos de sinistros, o seguro cobre o valor da carga mais os impostos para a nacionalização da mesma. Não sendo ela uma cláusula comum nas transportadoras. E esse, é mais um diferencial da GH Transporte e Logística além do seguro empresarial e ambiental.

Além disso, possuímos também cobertura especial para acidentes e danos à containers, considerando-se uma cobertura adicional. Uma cobertura essencial, pois muitas mercadorias são transportadas em contêineres, com a cobertura do seguro resumida somente ao produto, sendo o containers excluído do seguro. Mas na GH Transportes é cobrido o containers em caso de sinistro com os dados indenizados ao armador.

Já no caso de um transporte internacional, é importante escolher um seguro que cubra os diversos modais de transporte que possam ser utilizados. Sendo assim sua mercadoria, estará protegida durante todo o percurso. Nessa modalidade, além da indenização por perdas e danos, o seguro pode cobrir impostos, fretes, lucros e despesas também.

Ao contratar uma transportadora para fazer o transporte de suas cargas, é imprescindível analisar nas cláusulas do contrato de quem será a responsabilidade pela contratação do seguro.

Além de conhecer os procedimentos adotados no embarque e desembarque de suas mercadorias. Sendo fundamental também observar se a empresa cumpre a obrigatoriedade de aderir o seguro de responsabilidade civil.

É importante ressaltar que mais do que uma obrigação, o seguro de transporte de cargas torna-se uma excelente opção para proteger e minimizar os danos e os riscos a que as cargas estão expostas nas estradas e rodovias.

Quer saber mais? Procure entender melhor sobre a importância do transporte de cargas com a GH Transporte e Logística e saiba mais sobre os seguros de cargas entrando em contato conosco.

14 visualizações0 comentário
bottom of page